O Livro

Orgulho e Preconceito (traduzido do original em inglês Pride and Prejudice) é uma obra clássica da literatura inglesa de 1813, escrito por Jane Austen. A história se passa na Inglaterra rural no início do século XIX e apresenta a personagem Elizabeth Bennet, a segunda de cinco irmãs e protagonista do livro, e como ela lida com as questões relacionadas à moral, educação, dinheiro, família e principalmente o casamento em uma sociedade aristocrata.

A propriedade da família possui um impedimento e só pode ser transmitida a um herdeiro homem, significando que suas filhas não poderão herdá-la.

As páginas do livro giram em torno do dilema da família Bennet em casar “bem” suas filhas para que não fiquem desamparadas após a morte de seu pai e a relação de Elizabeth e Mr. Darcy, e a resistência dela em um casamento por dinheiro ou prestígio social.

Orgulho e Preconceito está permanentemente na lista dos “livros mais amados” entre os estudiosos da literatura e o público, com mais de 20 milhões de cópias vendidas e tem inspirado diversas obras derivadas que abundam a literatura moderna. Por mais de um século, adaptações amadoras e profissionais, reimpressões, sequências não oficiais, filmes e versões de TV retrataram os personagens e temas memoráveis ​​do romance.